A encomenda:
Juliana Donadon, já circulava por aqui por eu ter feito uns marcadores de livros e cartões como presente de aniversário encomendado pela minha "sócia", Juliana Coimbra.
Juliana foi fazer o Caminho de Santiago de Compostela e trouxe vieiras, o amuleto simbólico e icônico do Caminho.
Como ela me contou, são vendidas vieiras pintadas em algumas lojas e ela queria ter essa lembrança, mas com figuras dela (ou tiradas por ela). Juliana me encaminhou algumas fotos e também as vieiras para que eu mesma escolhesse
Foi um desafio, pela textura, por não conhecer o material, por não saber que tipo de tinta e que tipo de técnica eu poderia utilizar, para que o trabalho ficasse harmônico e visualmente agradável. Comprei vieiras no mercado e fiz testes em algumas para decidir como faria o trabalho.
Apliquei numa primeira vieira tinta de aquarela, resultando num trabalho mais etéreo, digamos, com uma aura um tanto quanto onírica.
Na segunda vieira, apliquei tinta acrílica, trazendo uma aparência mais concreta, mais firme ao trabalho.
Também como presente, pois eu, como caminhante, prestigio demais quem faz este Caminho, tão carregado de simbolismos e coragem, fiz um quadrinho A5, da foto com ela chegando no final do Caminho, na Catedral.